sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"Novo mapa das Religiões" revela: Cresceu o número de membros em Igrejas Tradicionais no Brasil.

Eu não havia ainda reparado para um detalhe que me parece muito interessante no "Novo Mapa das Religiões" no Brasil, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisa foi publicada esta semana e trouxe grande repercussão em vários setores da mídia.

Há muitos pontos de interesse na pesquisa, que podem ser objeto de comentário e reflexão em outra ocasião. No momento, quero me referir somente a este, que é a constatação de que entre 2003 e 2009 o crescimento percentual dos evangélicos tradicionais (presbiterianos, batistas, luteranos, etc.) foi maior do que o crescimento percentual dos pentecostais (Assembléia de Deus, Universal do Reino de Deus, etc.). De acordo com o Estadão,

"A pesquisa também apontou estagnação da proporção de evangélicos pentecostais (de igrejas como Assembleia de Deus e Universal do Reino de Deus), que teve grande crescimento nos anos 1990, e aumento do evangélicos tradicionais (batistas, presbiterianos, luteranos, etc)."
A notícia comenta ainda:


"Neri [o pesquisador responsável] associa os avanços econômicos na última década ao aumento de 38,5% dos evangélicos tradicionais (de 5,39% a 7,47%), enquanto os pentecostais tiveram crescimento ínfimo, de 12,49% em 2003 a 12,76% em 2009".
Entendo que há um erro conceitual da pesquisa, que é colocar a Universal do Reino de Deus como sendo pentecostal, ao lado da Assembléia de Deus. Isso pode ter puxado o resultado para baixo, pois enquanto é sabido que a Universal de fato vem perdendo membros, pensava-se que a Assembléia continuava a crescer como sempre fez. A queda da Universal pode ter superado o crescimento da Assembléia e empurrado o percentual para menor. Reconheço também que o pesquisador identifica como a causa deste crescimento a melhoria econômica dos brasileiros. A lógica é esta, quanto maior o poder aquisitivo, maior a preferência pelas igrejas tradicionais. A conferir.


De qualquer forma, está registrada a retomada do crescimento do Cristianismo evangélico tradicional no Brasil, fato que já havíamos pressentido a partir da nossa observação informal do cenário brasileiro pelas redes sociais, encontros, grande mídia, eventos, etc.


Em termos absolutos, os pentecostais são muito maiores. Resta saber se os tradicionais serão capazes de fazer a diferença, agora que estão começando a crescer.
Por: Augustos Nicodemus Lopeshttp://tempora-mores.blogspot.com/2011/08/ue-e-igreja-tradicional-cresce-no.html

3 comentários:

  1. Com certeza, estaremos sim fazendo a diferença porque o Nosso Deus estará conosco todos dias nos ajudando a continuar firmes na nossa missão de sermos sal da terra e luz do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Pena que num tenha uma pesquisa de IBOPE pra servos fiéis, se tivesse pensaríamos na metanóia do evangelho de CRISTO!
    Na graça que é de graça!

    ResponderExcluir
  3. O número de evangélicos cresce a cada dia. E a tendência é crescer mais, porém, até onde o crescimento trará um avivamento real para a igreja?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...